Verdades e mitos sobre o sono do bebê

Você tem um bebê dentro de casa e gosta de ficar admirando cada detalhe dele enquanto dorme, não é mesmo? Ao assistir o filho dormir, muitas mães acabam ficando preocupadas como a posição de dormir e o tempo de sono do bebê.

Por isso, se você quer entender mais sobre o assunto, então não pode deixar de ler essa postagem que preparamos sobre os mitos e verdades sobre o sono do bebê! Confira!

É preciso silêncio para o bebê dormir bem: mito

Muitos pais ficam com medo de acordarem o bebê e tentam silenciar qualquer outro barulho que aparecer nesse tempo. Eles desligam a TV, falam sussurrando e ficam até incomodados quando um barulho foge do controle. Mas isso não é necessário e, na verdade, o bebê já lidava com todos esses barulhos na barriga da mãe, então, você pode levar uma vida normal!

É importante que o bebê tenha rotina: verdade

Um bebê precisa ter horário para tudo que fizer. Claro que no caso de um recém-nascido, tudo que ele faz é dormir e comer, mas quando eles ficam maiores, devem ter um horário pré-definido para soneca, almoço, etc. Essa medida pode parecer bobeira em um primeiro momento, mas ele pode ter mais facilidade para dormir se for sempre no mesmo horário, pois seu relógio biológico se adapta.

Se o bebê dormir pouco, ele será mais agitado: verdade

Um bebê que dorme pouco ou que é privado de sonecas, por exemplo, pode ficar mais excitado e ter uma tendência ainda maior para fazer birras. E essa alteração de comportamento ninguém quer que o filho tenha, né? Então faça com que ele durma a quantidade de horas adequadas para sua idade.

Se ele dormir pouco de dia, dormirá bem durante a noite: mito

Muitas mães ficam tentando segurar o bebê para que ele não durma de dia, acreditando que assim ele dormiria a noite inteira. Na verdade, não é tão simples quanto parece. Um bebê cansado pode ter mais dificuldades de dormir, já que leva mais tempo para relaxar. Então, ele também dá mais trabalho para os pais. Faça com que seu bebê tire algumas sonecas durante o dia e assim ele terá um sono ainda melhor durante a noite.

Você não precisa se preocupar caso ele ronque: mito

Realmente, o ronco pode não significar nada demais, mas também pode sinalizar algum probleminha. Caso seu filho tenha apneia do sono, por exemplo, isso pode ser evidenciado pelo ronco, merecendo certo destaque. Além disso, o ronco também pode revelar outros probleminhas, então, a melhor solução é conversar com seu pediatra.

Quanto mais o bebê cresce, menos ele precisa dormir: verdade

Essa é uma verdade que você vai analisar na rotina do seu bebê. Quando ele é pequeno, tudo que faz é dormir e mamar. As dormidas são em intervalos menores, mas perduram por quase todo o dia. Com o passar do tempo, ele começa a se envolver e se interessar por outras coisas, dorme menos tempo, mas de forma seguida.

Chorar durante o sono é sinônimo de preocupação: mito

Muitos pais, principalmente os de primeira viagem, ficam apreensivos quando o bebê começa a chorar e logo pegam no colo. Essa não é a melhor maneira, principalmente quando ele já está maior. Se ele chorou um pouco, espere alguns minutos até que ele naturalmente adormeça novamente. Caso isso não aconteça, aí sim você deve intervir.

Com tantos mitos sobre o sono do bebê desvendados, agora fica mais fácil de saber o que fazer em casa situação, não é? Se você ficou com alguma dúvida ou gostaria de esclarecer algum ponto, deixe um comentário!