5 dicas para proteger o seu bebê contra as doenças de inverno

Quando chega a época de temperaturas baixas, é hora das mães ficarem preocupadas com seus filhos: há muitas doenças de inverno que são facilmente contraídas, então, nesses momentos, todo cuidado é pouco.

Alguns acreditam que doenças que aparecem no frio são inevitáveis, mas é possível deixá-las bem longe de seu filho. Para que ele fique protegido, basta tomar alguns cuidados. Assim, você evita que seu bebê fique doente. Para te ajudar a passar por essa temporada gelada, trouxemos para você cinco dicas que vão proteger seu bebê contra doenças de inverno.

1. Ofereça muito líquido e mantenha uma toalha úmida no quarto

Estamos em uma temporada em que o ar fica com baixa umidade, o que acaba por afetar as vias respiratórias. O ar seco faz com que partículas, como bactérias e vírus, fiquem suspensas no ar por mais tempo. Quando inaladas, elas acarretam inflamações e doenças respiratórias infecciosas, como asma, rinite, resfriado e gripe.

Para evitá-las, dê ao seu bebê muito líquido, preferencialmente água, durante o dia todo. Caso você não tenha umidificador de ambiente, manter uma toalha úmida no quarto durante a noite também é importante, assim o cômodo permanecerá umidificado.

2. Use soro fisiológico e faça inalações

Usar soro fisiológico faz com que as vias aéreas superiores fiquem sempre limpas, evitando obstrução por muco. Você pode fazer inalações em seu filho sem uso de medicamentos, apenas com o soro.

3. Agasalhe bem seu bebê

É comum que nessa época os termômetros baixem de maneira repentina, fazendo com que a temperatura do corpo mude, caso não esteja protegido adequadamente. Para voltar à temperatura normal, o corpo gasta muita energia, podendo deixar de lado outras funções físicas essenciais. Assim, a imunidade abaixa e doenças podem invadir o organismo. Mantenha a temperatura do corpo de seu bebê sempre estável, principalmente se ele for recém-nascido.

Para saber se seu filho está com frio, sinta a temperatura de sua barriga, cabeça, peito e costas e, não, de suas mãozinhas e pezinhos, que é o que geralmente é feito. As extremidades são sempre mais frias que o resto do corpo e merecem cuidados especiais.

4. Evite locais sem ventilação e com muita gente

Lugares com muitas pessoas e sem ventilação aumentam as chances de circulação de micro-organismos, como bactérias, vírus e ácaros, podendo desencadear, entre outros males, a gripe, visto que o ar não é renovado.

Mantenha sempre as janelas e portas abertas durante o dia para que o ambiente fique arejado.

5. Mantenha a casa limpa

Passar vassoura no chão faz com que o pó levante e os micro-organismos também se espalhem no ar. Dê preferência à limpeza com pano úmido, tire as cortinas, tapetes e bichos de pelúcia do quarto, isso diminui a probabilidade de que seu filho fique doente. Não se esqueça de que o carro também precisa de uma faxina, assim como a da casa.

O que achou do nosso post, mamãe? Ficou mais segura para passar por esse tempo frio com seu bebê? Diga para nós o que achou das dicas deixando um comentário!