5 dicas para evitar assaduras no bebê

As assaduras em bebês são muito comuns. Embora elas apareçam mais frequentemente em dias quentes, a verdade é que basta um descuido para que a pele do seu bebê fique vermelha e dolorida, deixando a criança indisposta e incomodada.

A boa notícia é que é possível agir de modo a evitar que essas assaduras apareçam na pele delicada da criança, garantindo a saúde do bebê e a tranquilidade da mãe. Quer saber como? Então veja 5 dicas a seguir:

Use as fraldas do jeito certo

A presença de assaduras é muito mais comum em bebês que usam fraldas. Isso acontece por duas razões principais: a primeira é que a fralda pode causar atrito do material plástico com a pele, levando à irritação e assadura. A segunda razão é que a fralda cria um ambiente úmido e propício para o desenvolvimento de microrganismos presentes na urina e nas fezes da criança.

Por isso, o uso correto da fralda é indispensável para evitar assaduras no bebê. Comece escolhendo uma fralda de qualidade, com o selo da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e que seja do tamanho certo para o bebê. Fraldas muito largas podem aumentar o contato da pele com fezes e urina, enquanto fraldas apertadas aumentam o atrito com a pele.

Para completar, sempre que possível deixe o bebê sem fraldas para que a pele possa respirar e para que assaduras sejam evitadas.

Não deixe que o bebê fique sujo

A fralda também precisa ser trocada assim que se note que está suja, para evitar que as partes íntimas do bebê fiquem em contato prolongado com elementos que possam causar assaduras.

Na hora de realizar a troca, especialistas em dermatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo têm algumas recomendações: a primeira é usar lenços embebidos em água para realizar a limpeza após o bebê ter urinado. No caso de fezes, é necessário realizar a limpeza com sabão neutro para neutralizar e eliminar microrganismos.

Lenços umedecidos podem ser utilizados quando você está fora de casa com o bebê, mas o ideal é que eles contenham o mínimo possível de elementos químicos para não causar dermatite de contato, um tipo de alergia muito comum.

Considere usar pomadas para assaduras em bebês

Outra forma de prevenir as assaduras é utilizar pomadas próprias para essa finalidade. Em geral, elas contêm substâncias que aderem à pele e que evitam o atrito excessivo e também a atuação de substâncias que machuquem o bebê.

Apesar disso, é muito importante consultar o pediatra antes, para saber se o bebê pode, realmente, utilizar a pomada. Ao retirá-la, utilize sabão neutro, para evitar que fiquem resíduos na pele.

Escolha as roupas adequadas

Se as assaduras aparecem, em parte, devido à umidade, a escolha das roupas do bebê pode favorecer o aparecimento das assaduras, certo? Por isso, o guarda roupa deve ter peças feitas de algodão ou outros tecidos naturais, que permitam que a pele respire. As roupas também, como já dissemos, não devem ser muito justas para não criar atrito.

Na lavagem, tome cuidado com o acréscimo de produtos como o amaciante já que, em contato com a pele sensível da criança, ele pode levar a reações alérgicas e a assaduras.

Não use talco

Usar talco após o banho ou troca de fraldas é uma prática comum entre muitas mães, mas ela pode piorar o quadro de assaduras. Isso porque ele deixa a região abafada e pode gerar mais umidade, o que favorece a irritação da pele e desenvolvimento de microrganismos.

Se a pele estiver mais ressecada, o uso do talco pode trazer o atrito final que causará a assadura. De quebra, o talco ainda pode ser aspirado pelo bebê e gerar complicações respiratórias — então é melhor evitar essa opção tão controversa.

Agora que você já sabe como evitar assaduras em bebês, vai ficar muito mais fácil garantir o total conforto do pequeno, que ficará livre da incômoda e dolorida sensação de ter a pele machucada.

Seu bebê anda com assaduras? O que você tem feito sobre o assunto? Conte para a gente aqui embaixo, nos comentários!