Sapatinhos de bebê: saiba como escolher

Como toda mãe, você quer que seu filho conquiste o mundo dando um passo – ou engatinhada – de cada vez, e sabe que a melhor maneira para isso é com os sapatinhos de bebê certos. Mas é aí que começam as dúvidas: como escolher o modelo adequado? O que deve ser levar em consideração nessa decisão?

No começo é mais fácil, afinal, enquanto o bebê não anda, as principais preocupações são com o conforto (dedinhos sem aperto) e em manter os pés respirando e aquecidos – aqui no blog já explicamos o que fazer quando o frio chega. Para atender a todas essas necessidades, os sapatinhos mais indicados são os de couro.

Quando o bebê começa a andar, entre os 9 e 18 meses, suas preocupações mudam: os sapatinhos passam a ser, de verdade, um elemento de proteção contra elementos externos, além de um apoio para os pés que ainda não têm os músculos suficientemente desenvolvidos.

A partir dessa fase, você começa a se preocupar com coisas como modelos, tamanhos, solados e, como sempre, materiais.

Conforto é o ponto de partida ao comprar sapatinhos de bebê

Os sapatinhos precisam ser escolhidos sob medida para o pé do bebê. Pé largo, sapato idem. Pé fino, a mesma coisa. Sapatos precisam ser leves e flexíveis, além de antiderrapantes, porque segurança é uma prioridade. Solados com ranhuras são essenciais a partir dos primeiros doze meses de vida. Além disso, os solados começam finos e vão ficando mais grossos à medida que o bebê cresce e consegue suportar mais peso.

Na dúvida entre dois números, escolha sempre o número maior, mas não exagere, porque sapatos muito grandes também ficam desconfortáveis e não oferecem segurança. Isso dificulta o equilíbrio e aumenta as chances de tropeços e quedas.

Praticidade é fundamental

Quando se escolhe o sapatinho do bebê, é importante ter bom senso. Onde eles serão usados? No parquinho ou na escola, por exemplo, modelos mais seguros para aproveitar as brincadeiras.

Pé saudável, bebê feliz

Sempre vale a pena lembrar que a escolha do sapatinho de bebê correto também é uma questão de saúde e requer cuidados. Palmilhas planas, boa sustentação e firmeza no calcanhar são requisitos essenciais para a boa formação do pé do seu filho.

Agora conte para a gente: essas dicas ajudaram a tirar suas dúvidas sobre o que levar em consideração na hora de comprar sapatinhos de bebê? Deixe seu comentário!