Como montar um enxoval lindo para seu bebê?

Ter um filho é um grande desafio e, ao mesmo tempo, um prazer imensurável para os pais. A responsabilidade de cuidar e educar um ser ainda tão frágil se mistura a um amor inexplicável. Essa explosão de sentimentos, que acomete especialmente as mamães de primeira viagem nos primeiros meses do bebê, faz com que elas não meçam esforços para dar o melhor para os seus filhos.  

Caprichar no enxoval faz parte desse processo, mas isso não quer dizer que você tenha que gastar de forma irresponsável e sem planejamento. Todo mundo sabe o quanto criar um filho custa caro e, por isso, é melhor economizar nos primeiros meses para utilizar seu dinheiro da melhor forma possível ao longo da vida da criança.

Foco no orçamento e nos itens fundamentais

A primeira coisa a ser feita é definir um orçamento: quanto você pode e gostaria de gastar? Depois disso comece pelo básico. Compre primeiramente os itens essenciais para a chegada do bebê. Essa é uma dica importante para que não haja desperdício.

Também é muito importante que você não se deixe levar apenas pela aparência das peças. Avalie a qualidade, o conforto e a durabilidade dos produtos. Os macacões e as calças sem pé podem durar por mais tempo do que aqueles com o pezinho fechado, por exemplo.

Atenção aos cuidados essenciais com o enxoval

Não deixe que seu bebê use nenhuma roupa do enxoval antes que ela seja lavada com sabão neutro e enxaguada em água corrente. Evite o uso de amaciantes e perfumes nas roupas, pois a pele do bebê é sensível e não está acostumada à exposição a certos produtos químicos. Em relação a isso, todo cuidado é pouco.

Imagine ainda comprar vários casaquinhos de determinado tecido e mais tarde descobrir que o bebê é alérgico ao pano? Reações alérgicas são muito comuns entre os recém nascidos e também devem ser levadas em conta na hora das compras do enxoval.

Como montar um enxoval lindo em todas as estações do ano

Para montar um enxoval lindo, prático e econômico é indispensável levar em consideração a época do ano em que o bebê vai nascer. Afinal, as necessidades dele irão variar de acordo com o clima da estação. Para otimizar suas compras, confira algumas dicas sobre o que não deve faltar no enxoval do seu pequeno em cada estação:

Primavera/Verão

Bodies de manga curta são ótimas opções para essas estações. Confie no seu tato e sinta o toque do tecido para escolher o mais confortável para o bebê. Outros itens como meias, lençóis e sapatinhos podem não parecer importantes nas estações mais quentes, mas eles vão garantir que o bebê se mantenha em uma temperatura agradável, sem sentir frio nos pés, principalmente.

Outono/Inverno

Nessas estações, as calças, os sapatinhos e as joelheiras são primordiais, especialmente quando o bebê já engatinha ou se arrasta pelo chão. Elas ajudam a evitar o contato com o chão frio. Gorrinhos, cobertores e luvas também ajudam a manter o bebê aquecido mesmo nas baixas temperaturas. Já para os cobertores, é recomendado que sejam soft, pois aquecem bem e são menos alergênicos.

E então, gostou das nossas dicas? Já começou a montar um enxoval lindo para o seu bebê? Deixe um comentário contando pra gente como você está se preparando para a chegada dele!