5 dicas para saber qual tamanho do sapato certo para seu bebê

É completamente normal que várias dúvidas apareçam com a chegada do bebê, principalmente, quando se trata de comprar roupinhas ou sapatinhos para os pequenos. Afinal, eles crescem muito rápido. Logo, acertar no tamanho do sapatinho do bebê às vezes pode ser um desafio na hora das compras.

Os primeiros sapatinhos do bebê podem ser mais delicados, de couro, lã ou tecido – sem solinha, mas em torno dos 06  meses que é quando o bebê está começando a engatinhar e, mais tarde aprender a andar, já é preciso começar a investir em bons sapatos para proteger os pés e evitar danos ou deformidades. Por isso, confira a seguir 5 dicas para saber qual o tamanho do sapato certo para o seu bebê!

Saiba quando utilizar o sapato do bebê

No começo não tem necessidade do bebê usar sapatos o tempo todo, é bom deixar o pé ficar soltinho para respirar melhor e crescer naturalmente. O ideal é utilizar o calçado somente em ocasiões especiais, como festas e batizados. Fique atenta para ver se o bebê não fica incomodado com o sapatinho, caso ele esteja incomodado é melhor deixá-lo descalço para seu maior conforto, ou procurar opções de calçados macios e flexíveis. Para as meninas há opções lindas e para os meninos também. Lembre-se ainda de sempre que usar os sapatinhos, colocar meias para proteger os pezinhos, que ainda tem a pele muito fina e delicada.

Leve o bebê junto para comprar os sapatos

Uma excelente forma de não errar no tamanho quando for comprar sapatos para seu bebê é levá-lo junto! Assim, você poderá experimentar os sapatinhos no pé do bebê e ver qual fica melhor. Lembre-se de que nessa hora o conforto do bebê é tudo, por isso, prefira sempre os mais macios e confortáveis, como os fabricados em pelica. Entretanto, hoje em dia, compramos muito pela internet, neste caso a solução é medir o pezinho do bebê e procurar a tabela de tamanhos no site.

Meça o tamanho do pé do bebê

Para não errar na hora de comprar sapatos para o seu bebê é fundamental saber certinho qual é o tamanho do pé do seu bebê, medindo o tamanho da planta do pezinho. Para isso você pode utilizar uma régua ou fita métrica, uma palminha como parâmetro ou um medidor que é próprio para isso, encontrado em várias lojas. Para medir com a palmilha do sapato, basta colocá-la na planta do pé do bebê e ver se ela é ao menos um dedo maior ou menor que o pé do bebê. Não se esqueça de se certificar se a medida informada no site é da parte interna do sapato.

Baseie-se na tabela de tamanho médio por idade

Apesar de o bebê crescer ao seu tempo, existe uma média de tamanho do sapatinho de acordo com a idade do bebê, o que pode lhe dar uma boa ajuda na hora de fazer as compras. Por isso, confira uma tabela para você poder se basear:

Idade do bebê Tamanho do pé (cm) Número do calçado
0 a 3 meses 8,5 cm 12
3 a 6 meses 10,5 cm 14/15
6 a 9 meses 11, 5 cm 16/17
9 a 12 meses 12,5 cm 18/19
12 a 15 meses 13,5 cm 20/21

A numeração do sapato pode variar um pouco de acordo com o fabricante, por isso, utilizar o medidor é uma solução interessante para não errar no tamanho. Os sapatinhos passam a ser realmente necessários somente quando o bebê começa a engatinhar – nesta fase protege o pezinho e dá segurança, especialmente se o sapatinho tiver uma solinha emborrachada, flexível e antiderrapante e depois, ao dar os seus primeiros passos. A duração média de um sapatinho é de três meses, tendo de ser substituído logo por um número um pouco maior, mas que não fique muito grande, pois se o sapato não acomodar o pé do bebê direito, pode facilitar as quedas. É comum as mamães tentarem economizar nesta fase, mas isso não é aconselhável, pois a escolha certa será decisiva para contribuir no desenvolvimento da criança.

Conheças outros fatores importantes para a escolha do sapatinho do bebê

Além de acertar no tamanho do sapato do seu bebê, é muito importante também que os sapatinhos sejam:

  • confortáveis e maleáveis;
  • tenham sola antiderrapante;
  • fecho de velcro ao invés de cadarços;
  • permita a ventilação nos pés do bebê;
  • que a parte de trás seja bem firme e cubra o tornozelo.

E você, tinha dificuldades para acertar no tamanho do sapato para bebê? Comente sua experiência!