Como lidar com a pressão social em relação a ter ou não ter filhos?

Sejamos francos: Cabe a você a decisão de ter ou não filhos, e não à sociedade. Para algumas pessoas, ter filhos está entre os seus maiores desejos. Essas mesmas pessoas costumam estranhar o fato de outras desejarem não ter filhos.

Entre uma série de motivos que influencia quem não deseja ter filhos, as crescentes demandas do cotidiano são as que mais pesam na decisão. Ter como prioridade a satisfação pessoal ou o sucesso profissional não pode ser encarado como algo anormal, uma vez que a decisão de ter ou não filhos é de cada ser humano.

E diante da pressão social em relação a ter ou não filhos, fica a pergunta: como lidar com isso? É o que nós vamos abordar nos tópicos a seguir.

Os cuidados com uma criança dependem de muita dedicação

Quem deseja ter filhos precisa ter em mente que uma criança depende de muita atenção e dedicação no seu cuidado e formação do seu caráter. Quem está indeciso em relação a ter filhos, costuma se perguntar se vai conseguir dar o seu melhor para a criança. Essa é uma decisão dos responsáveis pela criança, pois os casais que entendem que o fato de não terem o tempo perfeito para dedicar à uma criança é um empecilho para tê-la.

Os tempos são outros e as mulheres não se sentem mais obrigadas a ter filhos

Antigamente, por conta das guerras e doenças que reduziam em muito a quantidade de pessoas no planeta, as mulheres eram incentivadas a ter muitos filhos. Longe do papel atual na sociedade, onde são profissionais liberais e independentes, antigamente elas tinham que ficar em casa e quem era responsável pela parte financeira da família era o marido.

Com a mudança gradual do papel da mulher na sociedade ao longo do tempo, não cabe à sociedade ou ao homem essa decisão. A emancipação feminina permitiu à mulher que ela tenha condições de escolha e que deixe de cumprir aqueles papéis que outrora foram outorgados a ela.

Ter filhos pode fazer parte ou não de um projeto de vida

Casais que estabelecem as metas e os objetivos para o futuro costumam ter um projeto de vida, que pode envolver ter ou não filhos. O mesmo acontece com aqueles pais que desejam ter filhos para proporcionar o que eles não tiveram quando eram crianças.

Filhos envolvem despesas que somente dizem respeito a você

Por mais que a sociedade ou os seus familiares e amigos pressionem, ter filhos envolve uma série de despesas que dizem respeito a você. Ninguém vai te ajudar a pagar a escola, o plano de saúde, o material escolar, o leite, a comida, as roupas e todos os outros custos que envolvem os cuidados com uma criança.

Quem sabe das suas condições financeiras é você, portanto saber ou não se terá a capacidade de oferecer o máximo de cuidados para essa criança é uma tarefa sua.

Toda decisão deve ser tomada com cuidado e no tempo certo, pois ser mãe, além de uma dádiva, é a maior responsabilidade que você terá na sua vida.

Gostaria de saber mais sobre temas que envolvem a maternidade? Curta agora mesmo a nossa página do Facebook e fique por dentro desse assunto!