Como escolher o nome perfeito para seu bebê?

Como escolher o nome do bebê? Essa é uma tarefa que pode ser bastante complicada para os futuros pais. A mamãe tem um gosto, o papai tem outro, e é preciso muita conversa para chegar ao consenso.

Cercar-se de todos os cuidados e pensar em todas as possibilidades é necessário, afinal, o nome será a identidade que o pequeno bebê levará por toda a sua vida.

Se você já está pensando em como escolher um nome, preparamos algumas dicas para ajudar nesse processo importante! Confira:

1 – Faça uma lista de sugestões

Escreva uma lista com todas as possibilidades que considera interessantes para o nome do bebê. Leve um tempo preparando essa relação. Pode ser que nesse processo você frequente algum local e ouça um nome que goste, ou leia um livro com um personagem particularmente interessante… Lembre-se de incluir essas novas opções na lista também.

Depois, quando julgar que já tem opções relacionadas, comece a eliminar aqueles que não agradam muito. Como resultado, você terá menos alternativas dentre as quais decidir.

2 – Escolha um nome com significado especial e positivo

Esse o nome do seu bebê! Ele deve expressar positividade para você, ter um significado especial, trazer boas lembranças e sentimentos. Lembre-se de que ele não será mudado, então deve agradar aos pais ou responsáveis.

3 – Veja a combinação com o sobrenome

Lembra-se da lista de nomes que sugerimos fazer? Então, veja qual é a combinação que cada um deles gera com o sobrenome. O resultado parece algo agradável, bonito, não forma nenhuma palavra diferente e de significado duvidoso? Talvez você já esteja mais perto de escolher o melhor nome para o bebê.

4 – Pense nos possíveis apelidos

Alguns nomes geram apelidos automaticamente. Provavelmente Carolina será conhecida como Carol, Daniela como Dani, Fernando como Nando e assim por diante. Isso é algo natural e bem aceitável.

Tome cuidado, entretanto, com nomes que podem gerar apelidos que exponham a criança, já que no futuro isso pode acarretar bullying na escola. Pense com muita atenção nesse ponto.

5 – Confira palavra formada pelas iniciais

Será que juntas, as iniciais do nome não formam uma palavra indesejada? Isso pode ocorrer com maior frequência do que se imagina. Esse fato é algo muito relevante para quando a criança chegar à vida adulta, pois em algumas empresas as pessoas são identificadas pelas iniciais.

A rubrica também é formada pelas primeiras letras e em cartões do banco, o nome costuma ser abreviado. Parece apenas um detalhe, mas no futuro esse aspecto fará muita diferença.

6 – Tome cuidado com nomes de celebridades

Muitos pais têm admiração e são fãs de celebridades, e não há problema nenhum nisso. Mas quando o assunto é escolha do nome do bebê, é melhor ter muito cuidado ao copiar o nome de artistas. Isso porque você não sabe qual será a trajetória da pessoa, como ela entrará para história.

Será que você quer que seu filho ou filha tenha o mesmo nome de alguém que não teve uma imagem muito positiva?

7 – Tenha atenção aos nomes exóticos e estrangeiros

Em um primeiro momento, nomes exóticos ou estrangeiros podem parecer muito interessantes, modernos e inovadores. Mas, pensando-se mais a fundo, pode ser que no futuro a criança sofra com piadas de mau gosto por coleguinhas na escola, tenha dificuldade para escrever e nas mais diversas situações tenha que soletrar para que alguém escreva. Por isso, avalie bem se essa sua opção é mesmo acertada.

Você tem mais alguma dica sobre como escolher o nome do bebê? Escreva para nós nos comentários!