Sapato para bebê tem que ser confortável?

Você acaba de arrumar seu bebê com todo cuidado e carinho: escolhe a roupinha com atenção às condições climáticas, faz questão de apostar no conforto e, ainda, preza pela liberdade de movimentos do seu pequeno. Alguns minutos depois, porém, surge a pergunta: cadê o sapatinho que estava aqui? Um pé foi embora – às vezes o par –, ou porque o calçado estava grande demais, o que é um problema, ou porque estava incomodando tanto que sua criança fez esforço até conseguir tirar.

Outro sinal preocupante é a presença de marcas vermelhas nos pés, ou ainda a nítida percepção de que o sapato está bambo quando seu filho ensaia um passo. A única solução de fato eficiente é escolher o modelo de sapato para bebê o mais confortável possível, especialmente para não comprometer a saúde dos pequenos.

Listamos algumas dicas para facilitar essa tarefa. Acompanhe!

1 – Atenção às necessidades da idade

​Até os 12 meses, os sapatos podem até ser de couro legítimo, lã ou tecido, mas a fase dos primeiros passinhos exige um bom calçado com algumas especificações. É fundamental que o modelo consiga proteger os pés sem machucar, causar dados ou deformidades, além de fornecer a estabilidade necessária para que o pequeno possa firmar-se sozinho com segurança.

Optar por produtos de qualidade inferior pensando em economia está fora de cogitação, já que o sapato errado pode prejudicar o desenvolvimento das curvas dos pés do bebê, favorecendo o pé chato, também chamado de pé plano, que vai demandar correção mais tarde. Além disso, uma escolha equivocada pode resultar em bolhas e calosidades.

2 – Escolha bem o material do sapato

Não tenha dúvidas: na hora de escolher o material do calçado do bebê, opte pelo couro. Em versões bem macias e ainda mais confortáveis, o couro usado em sapatos de qualidade não machuca os pés, adaptando-se ao corpo da criança, e, por ser um material natural, não sintético, não vai esquentar o pezinho, pois permite a transpiração. Destaque para a durabilidade da matéria-prima, que não estraga com facilidade e não exige grandes esforços para manutenção. Os modelos fabricados artesanalmente garantem uma costura mais cuidadosa e aconchegante, sejam nas sapatilhas, mocassins, sandálias ou outras opções.

3 – Não subestime o forro

Não adianta investir em um calçado com bom revestimento externo se o forro é de material sintético e de baixa qualidade. Isso pode causar desconforto ou até mesmo fazer com que o pé escorregue dentro do sapato e não se fixe no lugar correto, prejudicando os movimentos.

Se a sensação provocada pelo forro não for agradável, seu filho vai tirar o calçado dos pés em poucos minutos. Aposte sempre no algodão, que é suave e apresenta ótima resistência.

4 – Não abra mão da segurança

A sola do sapatinho do seu bebê deve ser observada com minúcias: faça questão de investir em um solado flexível e antiderrapante, que evita escorregões que podem machucar a criança. Se a parte de trás do calçado for alta e firme, a segurança é redobrada. Por isso, tênis de cano alongado ou botinhas são ótimas opções. O fechamento com velcro oferece ainda mais segurança, pois não desprende com facilidade e não causa os famosos tropeções provocados por cadarços desamarrados.

5 – Não erre no tamanho do sapato para o seu bebê

Se você seguir todos os itens acima, mas comprar um sapato de tamanho errado, todo o conforto pode ir por água abaixo. Se apertado demais, vai prejudicar o desempenho dos movimentos e causar dor. Se grande demais, não vai dar estabilidade para uma pisada firme e se soltar a todo instante.

É possível acertar sem complicações e fazer compras pela internet com comodidade e segurança. Meça a planta do pé do pequeno, utilizando uma régua ou fita métrica, ou use a palmilha de algum sapatinho que ele já utiliza como parâmetro, conferindo as medidas que são disponibilizadas pelo fabricante. Para confirmar se a aquisição foi certeira, basta colocar a palmilha na planta do pé da criança e observar se a peça é ao menos um dedo maior do que o pezinho.

Com essas dicas, comprar sapatinhos para os bebês vai ser tarefa bem fácil. Aí, é só abusar de cores, detalhes, estilos e modelos para deixar seu neném confortável, seguro e com excesso de fofura para brincar à vontade em todas as ocasiões!

Gostou do artigo? Então não deixe de assinar nossa newsletter para ficar por dentro de muito mais!