O que nunca pode faltar na sua mala da maternidade

o-que-nunca-pode-faltar-na-sua-mala-da-maternidade4820

Conforme a gravidez se aproxima do final, a ansiedade da futura mamãe aumenta, pois finalmente a tão esperada hora de ter o bebê em seus braços vai chegar. Mas antes do grande dia do nascimento, é essencial preparar uma mala com tudo que será necessário no período de permanência na maternidade.

Uma dica é deixá-la (mais ou menos) pronta a partir da 35ª semana de gestação, para evitar esquecimentos, afinal ninguém quer correrias ou esquecimentos de última hora, não é mesmo? Quer saber o que levar na mala da maternidade? Confira no post de hoje!

O que levar na mala da mamãe?

O tempo de permanência na maternidade será entre dois ou três dias. Por isso, não é necessário levar muita coisa, só mesmo os itens mais indispensáveis para esse período. Para a “mala da mamãe”, você precisará incluir:

– Duas ou três camisolas e/ou pijamas, preferencialmente com abertura frontal para facilitar na hora de amamentar o bebê.

– Seis calcinhas pós-parto, um modelo com reforço na parte frontal que contribui para melhor sustentação da barriga.

– Três sutiãs para amamentação, aqueles com alças mais reforçadas e uma abertura frontal que facilita na hora da amamentação.

– Protetores ou absorventes para seios, indicados para absorver o excesso de leite da amamentação.

– Absorventes do tipo noturno, porque é comum ocorrer sangramento intenso depois do parto (tanto normal quanto cesárea).

– Prepare uma necessaire com produtos de higiene pessoal como sabonete, shampoo, condicionador, escova de dente, creme dental, pente, escova e, se quiser, inclua um batom da sua preferência.

– Par de chinelos ou pantufa para quando precisar se levantar.

– Um robe para usar junto com a camisola ou pijama, para receber visitas e circular pela maternidade.

– Conjunto de roupa bem bonita e confortável para o dia da saída da maternidade.

E para mala do bebê, o que é preciso?

Nos seus primeiros dias de vida, o bebê não precisará de muita coisa, mas é necessário levar o essencial para a maternidade. Saiba o que não pode faltar:

– Seis macacões do tamanho RN — recém-nascido —, com botões na parte da frente que facilitam a troca da roupa e das fraldas.

– Seis bodies e seis calças com pé.

Essas quantidades são recomendadas, pois há em média duas trocas por dia e, considerando três dias na maternidade, serão necessárias seis mudas de roupas. Além disso, por baixo do macacão é comum colocar uma calça e um body (que não sejam de tecidos muito pesados).

– Uma manta, preferencialmente de algodão, pois outros tecidos podem causar alergias.

– Três fraldas de tecido e paninhos de boca, que são muito úteis para apoiar o bebê em seus ombros.

– Como o dia de ir para casa é muito aguardado e festejado, muitas mamães gostam de escolher para esse momento um conjunto de saída de maternidade, formado por macacão, um casaquinho e manta. Algumas mães escolhem essas peças na cor vermelha, pois acreditam que trará sorte ao bebê.

Como vimos no post, é muito simples preparar a mala da maternidade. É só fazer tudo com calma e, de preferência, com antecedência.

Já antecipando para as futuras mamães, um dos itens que elas em breve serão apaixonadas são os sapatinhos de bebê — acompanhem nosso post especial sobre qual é o melhor tipo para o seu bebê!