Introdução Alimentar

Conversamos com a nutricionista Cíntia Maia Indrusiak a respeito da recomendações atuais para o início da Introdução Alimentar para os bebês.

Confira nosso bate papo:

MAC BEBÊ: Atualmente qual a recomendação da OMS (Organização Mundial da Saúde) quanto ao período de aleitamento?

Resp: Hoje em dia, se recomenda que o aleitamento materno seja exclusivo até 6 meses de idade, e permaneça até 2 anos de idade ou mais.

MAC BEBÊ: É recomendado que a introdução alimentar aconteça a partir de qual idade?

Resp: A introdução alimentar deve ser feita a partir dos 6 meses de idade, tanto para bebês amamentados exclusivamente, quanto para bebês que consomem fórmulas artificiais.

Ela deve ser feita de forma lenta e gradual, primeiramente com frutas, e depois com papas salgadas. Os alimentos devem ser oferecidos cozidos e amassados com o garfo, nada de sopinhas liquidificadas.

MAC BEBÊ: O que se deve evitar na IA até 1 ano de vida do bebê?

Resp: Devem ser evitados alimentos ultraprocessados (industrializados ricos em corantes e conservantes), leite de vaca e seus derivados, que são ricos em proteína altamente alergênica, mel, devido ao risco de botulismo, excesso de sal, sucos de frutas, que possuem alto índice glicêmico e, até os dois anos de idade, alimentos fontes de açúcar, como achocolatados, doces, biscoitos, etc.

É importante lembrar também que a criança ainda não tem seu paladar desenvolvido para o.doce, então não é necessário adoçar o abacate, o mamão, o melão, o leite ou o chazinho.

MAC BEBÊ: Alguma dica para os pais que vão entrar nesta fase?

Resp: Paciência e persistência são fundamentais!
É preciso oferecer um mesmo alimento de 10 a 15 vezes para que a criança se adapte ao seu sabor. Além disso, muitas vezes a criança vai recusar o alimento, e é importante que os pais não se desesperem com isso.

Abaixo algumas dicas da MAC Bebê para você que esta se preparando para enfrentar este novo desafio:

  • Prefira alimentos frescos
  • Evite Sal e Açúcar
  • Não bata no liquidificador ou processadores
  • Evite misturar alimentos

Pesquise a respeito dos diversos métodos para introdução alimentar e escolha em conjunto com o seu pediatra o que melhor se adapta à sua rotina.
Em caso de dúvidas, sempre converse com o seu pediatra ou nutricionista. 😉

 

A Cíntia além de atuar na área de Atenção Básica em Saúde, é mãe da Laura (1 ano e 2 meses) e comanda o perfil no instagram @lauracome100, onde o objetivo era dar 100 alifoto-cintiamentos saudáveis para a filha até que ela completasse 1 ano de idade.