Baby a bordo: dicas para viajar de avião com seu bebê

Viajar de avião com o seu bebê pode parecer difícil a primeira vista, mas, com um pouco de planejamento, é possível fazer uma viagem tranquila e livre de problemas. A atenção para alguns detalhes como a mala de mão, os documentos e a alimentação é imprescindível na hora de enfrentar um avião com seu bebê. Apesar de parecer desafiante, se você se preparar da maneira correta, o processo será tão tranquilo que você nunca mais vai pensar deixar os filhos em casa quando for viajar!

Está planejando suas férias com as crianças? Então este artigo é para você! Continue lendo para saber dicas que irão facilitar a sua viagem!

Planeje bem a mala de mão

Tenha na mala de mão tudo que você pode vir a precisar. Mesmo que pareça exagero, quando você estiver voando você tem que ter a mão tudo que o seu filho pode necessitar, para que na ocorrência de imprevistos vocês estejam bem amparados. Então, separe mudas de roupas com folga (lembrando sempre do casaquinho!), fraldas de sobra, e prepare uma bolsinha com os remédios. Recomenda-se que você faça uma visita ao pediatra antes de viajar e peça a receita desses remedios. Leve mantinhas e travesseiro, para que o seu neném fique confortável.

Separe também mamadeiras e chupetas limpas e os produtinhos de higiene – atentando-se para a restrição de líquidos em voos internacionais. Uma dica é levar o trocador de fralda portátil, pois não é todo avião que oferece fraldário, e mesmo se oferecer o troca fralda é legal para colocar por cima e proteger o bebê.

Lembre-se que aviões não oferecem alimentação especial para bebês, então isso deve ser providenciado por você, antes de embarcar. Planeje as refeições do bebê de acordo com os horários do voo, para levar apenas o necessário. Se o seu filho já toma leite em pó, já separa as dosagens necessárias e deixe-as dentro das mamadeiras. Lembre-se de embalar tudo em recipientes práticos e bem fechados.

Cuidado com a documentação

A documentação necessária varia de acordo com o destino escolhido, por isso é essencial que isso seja uma de suas primeiras providências ao planejar uma viagem com seu filho. Em viagens internacionais é necessário o passaporte e, em alguns países, o visto também é necessário. Além disso, a carteira de vacinação pode ser pedida. Se a criança estiver viajando sem a que o pai e a mãe estejam juntos, é preciso portar uma autorização com firma reconhecida em cartório, caso contrário o bebê será impedido de viajar.

Evite desconfortos

Para evitar que o seu bebê se sinta desconfortável devido a pressão no ouvido, a dica é que ele esteja sugando algo durante o pouso e a decolagem. Isso funciona se ele estiver mamando o peito ou a mamadeira, ou se ele estiver chupando a chupeta, caso seja habituado.

Outro fator que pode causar desconforto é o frio, pois o ar condicionado dos aviões costuma ser bem potente. Então, não se esqueça dos agasalhos e das mantinhas!

Até os 2 anos os bebês podem viajar no colo dos pais, e se o seu filho não ocupar um assento a tarifa cobrada deverá ter valor até 10% do preço completo da passagem. Porém, reservar um assento só para ele aumentará – e muito, o conforto de vocês. A partir de 2 anos ele já deve ter o seu lugar próprio no avião, e muitas vezes as companhias aéreas oferecem descontos para as passagens de crianças!

São muitos detalhes, mas viu que com um pouquinho de organização a viagem com o seu filho não será tão desafiadora quanto parece ser? Já teve alguma experiência viajando de avião com bebês? Tem alguma outra dica para esse momento? Conte pra gente nos comentários!