4 motivos para não usar andadores para bebês

Para a mulher, ter um bebê é iniciar uma fase que durará para sempre em sua vida, tendo como principal presente a vida de mãe. Quando a criança está aprendendo a andar, é comum que todos os seus esforços sejam focados para dar os primeiros passinhos e é aí que os pais apostam nos andadores para bebês.

Ao contrário do que se imagina, no entanto, o andador pode atrapalhar a coordenação da criança e provocar uma série de outros males. Abaixo, você poderá conferir alguns motivos para não usar o andador e como substituí-lo por outras ferramentas mais adequadas, que irão estimular o seu bebê a andar. Confira!

Atraso do aprendizado

O andador facilita o acesso da criança a todos os lugares em que ela quer chegar e, em muitos modelos, basta dar um pequeno impulso para que o acessório coloque as rodinhas para funcionar. Isso pode acomodar o cérebro da criança, que se locomove facilmente através do andador, postergando o momento em que ela começa a andar de fato.

O andador pode atrasar o desenvolvimento motor e mental, além do fortalecimento dos músculos e dos pés, que acabam não sendo utilizados como deveriam enquanto ela está no andador. Isso pode indicar maior dificuldade para levantar, engatinhar, sentar e caminhar.

Causador de acidentes graves

As crianças não possuem percepção dos grandes perigos e, ao mesmo tempo, o andador oferece acesso fácil a qualquer lugar. Isso facilita sua ida até uma escada, por exemplo, onde a criança poderá sofrer uma queda, causando graves fraturas e até risco de morte. Isso acontece porque o bebê ainda tem seu corpo muito sensível e pode sofrer muitas lesões ao cair de grandes alturas.

Liberdade oferecida pode ser prejudicial

A criança com um andador pode chegar à velocidade de 1 m/s. Isso é muito preocupante, já que esta é considerada uma alta velocidade para um bebê com pouco menos de 1 ano. Com o andador, elas têm acesso a diversos lugares e até a objetos que ficam em locais mais altos, e que não deveriam ser alcançados por elas. Portanto, o ideal é que você escolha auxiliar pessoalmente o seu filho no processo de aprendizado nas fases de engatinhar e dos primeiros passos, para que ele tenha acesso somente ao que for apropriado para ele.

Andadores para bebês nos privam de bons momentos

O andador pode ser uma válvula de escape para as mães e os pais que precisam cumprir suas tarefas diárias. Ele acaba sim fazendo o seu papel, o de ajudar a criança a andar, mas não necessariamente da melhor maneira possível. Tire um tempinho para o seu filho, estimule seus primeiros passos e não deixe de acompanhar essa fase inesquecível. Se precisar fazer alguma atividade, coloque o bebê em um cercadinho ou no carrinho, mas nunca no andador.

Os andadores para bebês podem, inicialmente, parecerem inofensivos e estimulantes para os pequenos. Porém, ao tomar conhecimento das dicas acima, já é possível perceber os riscos que o bebê pode correr quando colocado neste acessório. A melhor forma de estimular a liberdade e os primeiros passos de seu filho ainda é baseada nos velhos e bons ingredientes de amor, paciência e carinho.

Você já passou por alguma experiência envolvendo os andadores para bebês? Deixe um comentário!